domingo, 18 de março de 2007

estou a tentar perceber

Será que não passa de uma teoria da conspiração ou a educação serve os interesses politicos, como modo de controlar a mente do Zé (para o bem e para o mal)?

Não sei, de qualquer forma venha bolonha e o ensino profissionalizante, ligado ao mercado de trabalho, aos agentes de produção e aos "stakeholders". Trabalho, mercado, economia.
De facto está na hora de acabar com a educação como factor de coesão social, pensamento critico, e com o que de facto é o menos importante a inteligência.
Tudo em nome de uma economia sustentavel em crescimento.

6 comentários:

White Box disse...

Huumm...educação...ah,já sei,deixe-me controlá-lo enquanto ñ estiver no ponto...se ñ se importar e quiser pagar,claro!
Bah pa bolonha...
Mas eu tenho um segredo...tenho pensamentos livres...acho eu! :)

manifesto disse...

achas tu... dizes bem.
é que nao existem pensamentos livres.

Ghost disse...

claro que existem pensamentos livres, acho eu...
É bem verdade que a educação serve os interesses politicos, mas também é bem verdade o sr. Bordalo Pinheiro quando inventou o nosso Zé pensou nisso...

luazul disse...

o que cá fazia falta era um belo Foucault que fosse ouvido.. mas por enquanto continua-se com um "efficiency curriculum".. bota shake no ensinamento da massa para a produçao!

manifesto disse...

Um facto é que a educação tem essa finalidade,o que nao quer dizer que seja necessáriamente mau. Por exemplo: As Instituições de Ens Sup, antes de estarem mercantilizadas ja moldavam as mentes, com outros objectivos (mais liagados à coesão social)tão legitimos como os actuais.

O Papel da educação como instrumento manipulador da sociedade não é ético ou nao ético, é um facto, com o qual nao discordo. Discordo é com os novos objectivos. Até porque também nao acredito em pensamentos e/ou ideias inatas.

White Box disse...

Ai,ai...um pouco mais de crença,pf! :)